O Programa UCA (Um Computador por aluno), contemplou seis escolas do Distrito Federal: EC 10 de Sobradinho, CEF 01 do Planalto, EC 102 do Recanto das Emas, EC 01 do Guará, EC 10 da Ceilândia e o CEF Pipiripau II de Planaltina , única escola rural dessa fase do programa.
A formação de responsabilidade da IES /UNB( Universidade de Brasília), disponibilizou pelo menos uma dupla de formadores para a fase presencial e à distância do programa.A carga horária da formação foi de 180 horas, contando com doze encontros presencias (48 horas) e o restante, à distância, no ambiente do MEC e-proinfo. E a certificação oferecida pela própria UNB.
Objetivos da Formação do PROUCA:
- Estruturar uma rede de formação, de acompanhamento e apoio às práticas pedagógicas, com o uso do laptop educacional nas escolas
- Qualificar professores das escolas públicas participantes do piloto do Projeto UCA para o uso do laptop educacional em práticas que privilegiem a aprendizagem baseada na construção cooperativa do conhecimento, em consonância com as especificidades das propostas curriculares de suas escolas.
- Criar uma cultura de redes cooperativas, intra e inter escolas, com o uso de tecnologias digitais, favorecendo a autonomia, o aprofundamento e a ampliação do conhecimento sobre a realidade contemporânea.
- Contribuir na construção da proposta político-pedagógica das escolas, aproveitando as possibilidades do laptop educacional, as estratégias pedagógicas inovadoras, respeitando a diversidade das comunidades e a consciência do papel da escola no desenvolvimento da inteligência dos seus membros, com consequentes mudanças em sua participação crítica e ativa na sociedade
- Contribuir com a inserção de uma prática inovadora do uso das tecnologias educacionais nos cursos e programas de formação inicial e continuada de professores.
Mediante esses objetivos, foram traçadas, por meio de planejamentos semanais com a IES local, metas de desenvolvimento da formação nas escolas participantes.
Nas primeiras semanas de planejamento com as IES UNB, os seguintes aspectos foram abordados, para o andamento do programa:
- Distribuição dos Laptops para equipe formadora, para formação interna e apropriação do sistema.
- Cadastro no Portal e-proinfo.mec.gov.br
- Apresentação da Equipe formadora e coordenação.
- Exibição da Proposta de formação sugerida pelo MEC/SEED
- Apresentação do Calendário de Formação definido entre IES GLOBAL, IES LOCAL, SEEDF e Escolas participantes.
- Discussão e delineamento das estratégias Formação presencial pela IES Local (módulos).
- Planejamento dos módulos para Formação.
- Distribuição de atribuições entre as equipes.
- Programação das Atividades a cada trimestre.
- Observação: O planejamento pedagógico dos módulos acontecia semanalmente.
PROPOSTA DE FORMAÇÃO NO CEF PIPIRIPAU II. MÓDULO/CONTEÚDO/DIFICULDADES ENCONTRADAS:
MÓDULO | CONTEÚDO TRABALHADO | DIFICULDADES ENCONTRADAS |
Módulo I (Presencial) |
|
|
Módulo II |
|
|
Módulo III |
|
|
Módulo IV |
|
|
Módulo V |
|
|
Ações propostas nas atividades presenciais, no CEF Pipiripau II:
29/07/2011: Esse foi o dia de apropriação dos Laptops pelos professores, foi realizada uma formação onde foi passado um vídeo de motivação, um slide com os objetivos e propostas do curso. Foi feito um levantamento de expectativas sobre a utilização desse recurso na prática pedagógica.
Num segundo momento foram abertas as caixas com os laptops, e passado noções básicas de hardware.
Os professores ligaram e se apropriaram de algumas ferramentas.
Contamos com a presença de 30 pessoas, incluindo professores, gestores e servidores.
No dia 02 de agosto, foi realizada a primeira formação, depois da apropriação de 04 dias realizada pelos professores. Foi realizado um relato de experiências desses quatro dias e esclarecida algumas dúvidas que surgiram.
Em seguida montamos uma proposta para projetarmos ações de uso do laptop no primeiro dia de acesso com os alunos.
Foi realizado um passo a passo de utilização como: ligar, desligar, teclas Fn, leds, vídeo, recursos de hardware.
Realizou-se também uma dinâmica para exploração de alguns aplicativos.
Dia 04 de agosto, foi realizado a apropriação da ferramenta de suíte de escritório, Kword. Foi explorado as barras de formatação, de título, de comando e de ferramentas. Foi realizado a escrita de um texto e realizado a formatação do mesmo.
Foi mostrada uma apresentação eletrônica sobre uso e funcionamento dos laptops na parte de hardware.
No dia 05 de agosto, foi realizada uma aula final sobre o Kword, onde os professores fizeram um convite e exploraram inserir imagens e tabelas, além de realizar toda formatação.
Foi feita também a apresentação de alguns aplicativos como: Tuxmath, tuxpaint,
Foi mostrado noções básicas do uso do Kpresenter.
No dia 09 de agosto foi dada continuação da ferramenta de produtividade Kpresenter onde foram feitos os seguintes procedimentos:
Encontrar pelo menu K, o aplicativo Kpresenter; Escolher modelo de slide; Trabalhar com as barras de título, de formatação, de ferramentas e de comandos;Formatação;Inserir textos e imagens;Inserir efeitos de objeto e de slides.
No dia 11 de agosto, foi realizada uma revisão das ferramentas de produtividade Kword e kresenter .
Foi mostrado também ferramentas como a calculadora científica, editor de texto simples, digitador para crianças, jogos infantis.
No dia 12 de agosto, foi realizada uma proposta de projeto de utilização das ferramentas apropriadas até o momento. Essa proposta foi realizada em grupo e/ou individual.
Após essa sequência de presenciais durante os meses de julho e agosto, outros presenciais foram ocorrendo mais esporadicamente de acordo com as necessidades reais da escola e com pelo menos uma semana de antecedência a cada módulo que era introduzido. Inclusive acompanhando os cursistas que apresentavam dúvidas no ambiente on-line.
A partir dos presenciais, o ambiente e-proinfo foram disponibilizados para utilização: os conteúdos dos módulos, fóruns, diário, portfólio dentre outros e foi cuidadosamente acompanhado pelos tutores.
Esse processo de formação além dos presenciais e do ambiente e-proinfo, contou com a construção do Blog do CEF Pipiripau, para divulgação e relato diário das propostas do curso. O endereço do Blog está disponível em: http://ucaplanaltinadf.blogspot.com/
Contamos também para fins de pesquisa, acompanhamento e relato das formações o site da IES/UNB, disponível no endereço: http://ucadf.fe.unb.br/
Para encerramento oficial do PROUCA, nas escolas contempladas, foi realizado o SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO UCA DF, no dia 18 de junho de 2011. O objetivo do seminário foi o compartilhamento de experiências entre as seis escolas do DF envolvidas no Programa UCA, bem como a concretização do PROGITEC ( Projeto de Gestão e Integração das Tecnologias).
Na ordem as escolas que apresentaram foram:
CEF 01 do Planalto, EC 10 da Ceilândia, CEF Pipiripau II de Planaltina, EC 01 do Guará, EC 10 de Sobradinho e EC 102 do Recando das Emas. Todas com muito empenho apresentaram seus projetos, com slides, imagens e vídeos, demonstrando muito bem a ações e realizações da escola na utilização do laptop UCA .
Estavam presentes no evento representantes de diversos segmentos envolvidos:
Professor Lúcio Teles: Coordenador Geral da formação do UCA DF/UNB;
Professor João Rocha: Chefe da Gerência de Tecnologia do DF;
Representante da SEDF, Osmar Nilo Neto;
Professora: Kalina Borba, representante do CIED;
Formadores do UCA DF/UNB: Brenda, Cláudia Maria, Luiz Fernando, Leandro Freire, Diego, Natanael, Alessandra e Marcelo.
Contamos também com a presença de representantes dos NTEs DF, diretoria da FE/UNB, além de diretores, professores e alunos das escolas participantes do programa.
O Seminário ProGitec, serviu principalmente para que as escolas se conhecessem, relatassem suas dificuldades e sucessos trocassem experiências. Foi verdadeiramente um sucesso!
A partir da concretização do Seminário, deu-se por encerrado essa etapa do processo de formação. Partindo daí, houve um conselho dos formadores para preparação da etapa de recuperação dos alunos,no ambiente on line e-proinfo. No dia 30 de agosto encerrou-se os módulos de recuperação.
No CEF Pipiripau II tivemos a aprovação de 24 cursistas.
Simultaneamente ao processo de formação houve a execução dos projetos desenvolvidos pela escola com o uso dos laptops, e utilização e integração dos laptops na prática pedagógica. As dificuldades ainda não foram totalmente sanadas, mas estão sendo vencidas aos poucos pelo esforço conjunto dos membros da escola. Assim vemos que a proposta de formação e utilização do Programa Uca vem se concretizando cada vez mais.
A todo o grupo de profissionais do CEF Pipiripau II, deixo aqui minha admiração, respeito e amizade, reconhecendo a disciplina, a força de vontade e a motivação de todos! Sinto saudades do grupo e aproveito aqui para dizer que se precisar estarei sempre por perto!
A todo o grupo de profissionais do CEF Pipiripau II, deixo aqui minha admiração, respeito e amizade, reconhecendo a disciplina, a força de vontade e a motivação de todos! Sinto saudades do grupo e aproveito aqui para dizer que se precisar estarei sempre por perto!
Brasília, 12 de setembro de 2011
Formadora: Cláudia Maria Lima da Rocha
Olá Educadora, ótima postagem! Parabéns pelas informações.
ResponderExcluirPermita-nos deixar o link abaixo. Obrigado
Fica a dica a todos que visitam este blog:
DIVULGUE SEU BLOG em “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência!
Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o país. Amplie seu público!
Se possível ajude-nos a divulgar Projeto Educadores Multiplicadores entre os blogs seguidores deste espaço. Obrigado mais uma vez.
Faça uma visitinha especial e saiba como funciona:
http://www.marquecomx.com.br/
http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/